Deputados aprovam multa de 1.000 UFIRs para fake news no Piauí
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou emenda do deputado Franzé Silva (PT) que eleva para 1.000 UFIRs a multa em caso de divulgação de fake news sobre a Covid-19 no Piauí. A proposta iniciaç era que a punição fosse de 200 UFIRs.
O relator da mudança foi o deputado Henrique Pires (MDB) que teve parecer favorável aprovado pelos membros da Comissão. A matéria segue agora para o plenário da Casa. “Precisamos aprová-la o mais rápido possível. Os estados do Ceará, São Paulo e muitos outros já aprovaram matéria semelhante. O Senado está criminalizando, em Projeto de Lei, o compartilhamento de notícias inverídicas com o propósito de prejudicar a população e o Piauí não pode ficar atrás nesse processo”, cobrou o autor da proposta, deputado Ziza Carvalho (PT).
O deputado Warton Lacerda (PT) pediu a subscrição do Projeto de Lei. “Nós estamos trabalhando contra uma doença terrível e invisível, que não escolhe cara, cor ou classe social. Mas além de tentar combater essa doença que está aterrorizando nossos lares, ainda existem pessoas que brincam com isso de modo perverso, espalhando fake news atingindo a honra dos gestores públicos. Então eu peço celeridade nesse Projeto para que possamos dar um basta nisso”, disse Warton.

Jornalista e acadêmico de Direito. Editor dos portais Senadinho e Piauí 24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Comentarista na Rede Meio Norte.