Juiz manda soltar Lula com base em decisão do STF
O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, determinou a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a prisão após condenação em segunda instância no País.
Lula ficou um ano e sete meses preso na sede da Polícia Federal em Curitiba após ser condenado a oito anos e dez meses de prisão no caso do triplex no Guarujá. Ele poderá recorrer em liberdade – a condenação foi confirmada até o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O ex-presidente tinha os requisitos para progredir de regime após ter cumprido 1/6 da pena no último da 29 de setembro, mas não chegou a pedir o benefício que sequer foi analisado pela juíza Carilona Lebbos.
Lula deixou a sede da Polícia Federal por duas vezes durante a prisão: para ir ao interrogatório do caso em novembro do ano passado; e ao velório do neto Arthur Lula da Silva, de 7 anos, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo.

Jornalista e acadêmico de Direito. Editor dos portais Senadinho e Piauí 24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Comentarista na Rede Meio Norte.