Edson Fachin rejeita habeas corpus de Lula contra condenação no STJ
O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra habeas corpus apresentado pela defesa de Lula que contesta decisão monocrática do ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manteve em segunda instância a condenação do ex-presidente no caso do tríplex no Guarujá.
Fachin foi o primeiro a votar na Segunda Turma, ainda faltam se manifestar os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia.
Para Fachin, a decisão de Fischer foi “devidamente fundamentada e afastou os pontos apresentados pela defesa”. O colegiado do STJ ratificou a decisão de Fischer e manteve a condenação, embora tenha reduzido a pena de Lula.
Em seguida, a Segunda Turma vai julgar um segundo habeas corpus que pede anulação da condenação alegando suposta parcialidade do então juiz Sergio Moro com base nas mensagens divulgadas pelo site The Intercept.

Jornalista e acadêmico de Direito. Editor dos portais Senadinho e Piauí 24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Comentarista na Rede Meio Norte.