Severo X Dom Plínio: deputado quer tombamento contra obra na igreja de Picos
O deputado Severo Eulálio (MDB) pediu em requerimento aprovado na Assembleia o tombamento da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos. A medida, se acatada, inviabiliza a troca do piso do templo, como quer o bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva.
A obra está parada após o Ministério Público do Piauí (MP-PI) determinar interdição com base em lei municipal que torna o local patrimônio histórico e cultural de Picos, medida sancionada pelo prefeito Padre Walmir (PT).
“A Prefeitura [de Picos] é quem vai resolver o problema da Igreja? Resolver o problema do telhado e da torre que precisam ser reformados? Não podemos fazer mais nada? Então é a Prefeitura que vai fazer? Tudo é a Prefeitura agora? Nós vamos só celebrar missa lá? E quando não puder celebrar mais? Lá em Teresina tem uma igreja fechada por conta do tombamento e está caindo aos pedaços. Então vai ficar assim? O povo tem que gostar de vê a Catedral toda desarrumada para depois reclamar do bispo, de mim ou de outro que venha depois? Essa aí é uma questão a refletir”, desabafou Dom Plínio ao Informa Picos.
Os fieis aprovaram em plebiscito a realização da troca do piso da igreja de Picos. Hoje precisam conviver com a poeira da obra que foi paralisada pelo MP-PI.

Jornalista e acadêmico de Direito. Editor dos portais Senadinho e Piauí 24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Comentarista na Rede Meio Norte.