Projeto contra abuso de autoridade: Ciro e Marcelo – Sim; Elmano – Não
Os senadores Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, e Marcelo Castro (MDB), ambos investigados na operação Lava Jato, votaram a favor da punição para juízes e membros do Ministério Público por abuso de autoridade. O senador Elmano Férrer (Podemos) foi o único a votar contra a proposta na bancada do Piauí.
A destaque foi aprovado no plenário do Senado com 48 votos a favor contra 24. Oito senadores não estiveram presentes e um não votou – o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP). O projeto tem origem nas “10 medidas contra a corrupção”, mas sofreu alterações, para incluir punições por abuso de autoridade, na Câmara.
A votação acontece no momento em que o ministro Sergio Moro tem sua conduta como juiz federal questionada a partir de conversas com o procurador Deltan Dallagnol vazadas pelo site The Intercept.
Deltan disse que a aprovação é uma “pagadinha”: “Lá há a possibilidade de o investigado investigar e acusar o próprio investigador”. “Ao invés de avançar na luta contra a corrupção, será um retrocesso”, completou o coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato.

Jornalista e acadêmico de Direito. Editor dos portais Senadinho e Piauí 24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Comentarista na Rede Meio Norte.